Museu de Arte Sacra

176
Museu de Arte Sacra de Campo Maior

Museu de Arte SacraO Museu de Arte Sacra de Campo Maior, propriedade da Fábrica da Igreja da Freguesia de São João Baptista, propõe aos visitantes um percurso através da história da salvação, com base numa vasta colecção de pinturas, imagens, peças de mobiliário e de ourivesaria, recolhidas em várias igrejas do concelho de Campo Maior, que constituem um documento ímpar e uma ilustração da religiosidade dos Campomaiorenses entre os séculos XVI e XX.

Encontra-se instalado na CAPELA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, em pleno centro histórico da Vila de CAMPO MAIOR, na rua de São João Baptista. Esta capela constitui uma verdadeira jóia da pureza da arquitectura popular barroca e foi mandada construir pelo PADRE JOSÉ COELHO PEREIRA em 1801, com as esmolas do povo.

Os tesouros artísticos expostos descrevem um itinerário da história de Jesus Cristo e encontram-se distribuídos por seis espaços temáticos:

  1. Sala da Paixão e Morte no Reino dos Céus
  2. Sala da Natividade
  3. Sala da Fé: Mártires e Santos
  4. Sala dos Paramentos e da Ourivesaria
  5. Sala de Nossa Senhora
  6. Jardim de Santa Bárbara

Reunindo cerca de 150 peças num conjunto de elevadíssimo interesse artístico e cultural, o Museu de Arte Sacra permite aos visitantes um encontro com a beleza, a arte, a história e a cultura cristã e constitui um lugar de reflexão para todos os católicos.

Localização

Rua de São João Baptista
7370-118 Campo Maior
Telefone: 268 689 740
Horário de Inverno
Terça a Domingo das 10.00h às 17.00h

Horário de Verão
Terça a Domingo das 10.00h às 18.00h

Encerra à Segunda-Feira

Planta Museu Arte Sacra

LEGENDA

1.º Sala da Paixão e Morte no Reino dos Céus
2.º Sala da Natividade
3.º Sala da Fé: Mártires e Santos
4.º Sala dos Paramentos e da Ourivesaria
5.º Sala de Nossa Senhora
6.º Jardim de Santa Bárbara

 

Vídeo